Como aprender a realizar uma boa análise estrutural?
De certo, a carreira de projetista exige dedicação e constante atualização em livros, congressos, feiras e outros eventos. Sem dúvidas, o profissional que está envolvido com projeto estrutural sabe a importância de realizar uma boa análise estrutural. Uma vez que as vigas, pilares e lajes são lançadas, o profissional deverá conferir a estabilidade da estrutural e os possíveis caminhos alternativos, antes de finalizar a ideia da concepção. Confira os 5 livros que poderão complementar os seus conhecimentos:
A Concepção Estrutural e a Arquitetura – Yopanan C. P. Rebello
A linguagem do livro é bem simples, quando compreendido os conceitos básicos das estruturas. O conteúdo é dividido de forma minuciosa, partindo sobre os aspectos físicos, associação dos sistemas estruturais, recomendações práticas na hora de realizar o lançamento de pilares e vigas. Vale ressaltar, que as ilustrações do livro facilita muito a compreensão e as analogias entre sistemas estruturais da natureza e os das edificações despertam um olhar mais analítico ao redor. Caso seja estudante, solicite a sua universidade a aquisição dessa obra, pois, ajuda muito durante a formação como profissional (engenheiros e arquitetos). Agora, se for iniciante no ramo de projetos estruturais vale a pena investir em uma bibliografia para guia de dúvidas e aprender com um profissional experiente.
Desconstruindo o projeto estrutural de edifícios – José Sérgio dos Santos
Quem busca conhecimento sobre concreto armado e protendido os estudos podem iniciar com a bibliografia. São 127 páginas, divididas em 12 capítulos que abordam as considerações iniciais do projeto, locação dos pilares, detalhamentos das fundações, armadura de lajes e outros assuntos que estão sequenciados conforme a execução. O diferencial do livro está aplicado à prática profissional e não restrita apenas na parte teórica, outro fato importante é o talento do autor que se dedicou em criar mais de 100 charges para ilustrar o livro. Logo, obra não possui restrição de público e os fundamentos estão bem embasados para facilitar o entendimento. Um excelente livro para ter como apoio de revisão dos conceitos aprendidos durante a fase de graduação. Para os profissionais que estão na área é uma boa oportunidade para exercitar os processos que envolvem o projeto e a obra.
Análise de estruturas: Conceitos e Métodos Básicos – Luiz Fernando Martha
O livro possui um caráter mais acadêmico, pois, o leitor deve ter conhecimento dos conceitos básicos de mecânica geral (estática). Diferentemente dos anteriores, a leitura é mais técnica e capaz de auxiliar o profissional na análise mais criteriosa sobre o comportamento das estruturas. Se por ventura, você já utilizou o programa educacional Ftool, saiba que o livro foi escrito pelo desenvolvedor do software. Em síntese, o foco do livro é para estruturas hiperestáticas, mas contempla parte das estruturas isostáticas. Atualmente, grandes universidades tem adotado o livro na grade de arquitetura e engenharia civil, pois, após compreensão dos conceitos básicos o aluno é capaz de realizar a análise estrutural de forma simples e prazerosa.
Fundamentos da Análise Estrutural – Kenneth M. Leet; Chia-Ming Uang; Anne M.Gilbert
Como o próprio nome já diz o livro é direcionado aos estudantes, porém não limita que os projetistas continuem estudando sobre o assunto. Visto que, são 810 páginas e divididos em 18 capítulos que abordam desde conceitos iniciais, cargas de projeto, estática das estruturas, diversos formatos de estruturas (arco, cabo, viga e pórticos) e outros. Certamente, o profissional que adquire a obra está interessado em melhorar o raciocínio com os exercícios e explicações de cada item. Embora, não seja voltada a vida prática é um bom livro aos que estão interessados em adquirir mais segurança na hora de projetar.
Bases para Projeto Estrutural na Arquitetura – Yopanan C. P. Rebello
Por certo, o livro aborda três materiais diferentes aço, concreto e madeira algo que possibilita uma noção sobre a aplicabilidade correta de cada estrutura. Todos os capítulos passam por um breve histórico, características do material, particularidades e noções na hora de realizar a concepção do material específico. Recomendo a bibliografia para aqueles profissionais que estão dispostos a sair da zona de conforto e ampliar a margem de trabalho. Lembrando que a madeira ainda é um material pouco difundido entre os projetistas devido ao seu restrito e dificuldades de padronização das peças.
Dessa forma, fica registrado algumas bibliografias capazes de conduzir os serviços dos projetistas. Logo, os livros citados não estão em ordem de preferência, no qual, cada livro possui sua particularidade, didática e objetivo.