Como utilizar o ESCALÍMETRO sem errar?

Como utilizar o escalímetro sem medo?

 Qual projetista ou construtor que não precisou de medir, revisar e/ou elaborar um projeto em escala? Já parou para pensar como seria a representação de uma casa sem utilizar uma escala? Parece loucura, mas para simplificar as informações, habitualmente utiliza-se o escalímetro, esquadros, compasso e outras ferramentas para facilitar a representação gráfica. Afinal, se você não souber como utilizar o escalímetro fiquem tranquilos e anote as dicas.


Neste poste, veremos a utilização do escalímetro, porém antes é preciso entender sobre escalas. A escala é um sistema de medidas capaz de transformar objetos em tamanho real em uma proporção menor, mas mantendo as características do objeto original. Além disso, existem três tipos de escalas usuais na área de projetos, são: natural, ampliação e redução.

No qual, a escala natural (1:1, lê-se um por um) é a forma real, ou seja, não existe distorção no tamanho. Logo, a escala de ampliação é a representação maior que o real (2:1 (lê-se dois por um) , 10:1, 5:1;…) onde o objeto foi aumentado N vezes, muito utilizado em peças mecânicas. Por fim, a escala de redução (1:50 (lê-se um por cinquenta), 1:100, 1:500,…) usada em maior parte dos projetos de engenharia e arquitetura.


Quando se aprende a diferenciar as escalas, a utilização do escalímetro é mais fácil e rápido processo de aprendizado.  Sempre que for utilizar o escalímetro tenha em mente o tipo de escala, sendo assim fica mais fácil analisar o projeto, por exemplo, um desenho utilizando o escalímetro n°1 e escala 1:75. Sendo assim, deduz que a escala é de redução, onde o tamanho real será reduzido em 75 x.

Sempre que for realizar algum traçado, fique de olho na graduação do escalímetro, pois, existem variações nas casas conforme a escala utilizada. Para ilustrar repare a forma da disposição na escala 1:75:

SE LIGA

De certo, a teoria e a prática aplicadas proporcionam ao profissional uma visão mais esclarecida sobre o assunto, por isso gravamos um vídeo exclusivo. Antes de mais nada, quero informar que o vídeo trás exemplos de todas as escalas, projetos, revisão sobre unidades e muitas outras informações.

 

Para acompanhar no desevolvimento do seus estudos faça o download do e-book ilustrativo sobre ” Boas práticas do Projetista”.

Dessa maneira, aconselhamos que não risque e /ou trace com o escalímetro para não danificar sua ferramenta. Confira 5 livros para auxiliar na análise estrutural aqui