Os 10 livros de engenharia INDISPENSÁVEIS

Os livros que te acompanharão da faculdade até na vida profissional

 

Antes de tudo, os livros mencionados são apenas ALGUNS dos que utilizei e adotei para vida profissional. Iniciei minha jornada na engenharia em 2012, lembro que no início ficava perdido no meio de tantas bibliografias. Do mesmo modo, sempre ouvi meus professores dizerem a seguinte frase:

“Tal livro te adotará para o resto da vida…”

De fato, no 1° período eu e meus colegas de turma ficávamos aterrorizados pela quantidade de artigos, trabalhos, e relatórios para entregar. Posteriormente, alguns livros começaram a fazer falta na minha rotina de estudos devido à sequência do conteúdo.

Além disso, os projetos começaram a ficar cada vez mais completos (arquitetônico, hidráulico, elétrico e estrutural), mas sempre bate aquela dúvida pequena de um determinado assunto. Pois bem, dito e feito os livros começaram a me adotar, no meio de tantas bibliografias complexas e às vezes não abordava o conteúdo específico.

Dessa forma, comecei a montar minha biblioteca particular e profissional. Sabe os motivos que me fizeram a adquirir determinados livros?

  • Praticidade em consultar.
  • Realizar pequenas marcações (sempre utilize lápis).
  • Não depender de biblioteca.
  • Responder clientes certas dúvidas em MENOR tempo.
  • Aperfeiçoar meus estudos, JAMAIS podemos para de estudar pós-formado.
  • Buscar solucionar problemas de forma precisa e exata, sem aquele transparecer insegurança.

Parece bobagem e dinheiro jogado fora para muitos, mas grandes e excelentes profissionais possuem uma biblioteca de apoio. Assim, acredito que você não quer ficar de fora do mercado de trabalho e avanço da construção civil, certo? Tenho uma excelente notícia para você, separei alguns livros que aumentaram meu rendimento, capacidade de raciocínio e foco.

Afinal quais são os livros recomendados?

Antes de tudo, já digo logo de cara que não tenho nenhum vínculo com qualquer editora. Por isso, decidi compartilhar o conhecimento e a experiência para auxiliar na sua vida profissional. Em suma, a construção do seu acervo será ao decorrer do tempo.

Neste contexto, aconselho a reservar um cantinho na sua mesa de estudos para guardar seus livros. Outro ponto importante é ir com calma ao comprar, eu particularmente compro entre 2 a 3 livros por ano. No entanto, sempre estou lendo artigos, revistas e sites.


Os livros estão classificados de ordem aleatória.

1 – Desconstruindo o Projeto Estrutural de Edifícios. Concreto Armado e Protendido

Foi um dos livros que adquiri recentemente para complementar o livro concreto armado. É evidente que, quando estamos diante de várias pranchas de diferentes projetos necessitamos de estabelecer alguns caminhos. A linguagem fácil, exemplos ilustrados e didáticos me fizeram a enxergar detalhes minuciosos.

Aconselho aos todos os profissionais e estudantes que estão nas disciplinas específicas a adquirirem o livro para potencializar o desempenho na vida profissional. A lógica do livro auxilia no processo de interpretação e na gestão de projetos.

                                                                                 



2 – Instalações Elétricas: 

As escolas de engenharias tradicionais adotam essa bibliografia devido ao respeito e qualidade da obra. Particularmente, busquei muitas fontes de pesquisas e notei a complexidade de alguns conceitos e a variação na linguagem técnica. O projeto elétrico acaba sendo mais trabalhoso e durante a graduação encontrei este livro para conectar a teoria com a prática.

Sempre estou lendo um trecho ou outro para tirar dúvidas, são tantas fórmulas que não fico decorando. Por um lado, evito a ficar memorizando equações, busque compreender cada variável e o motivo da aplicação. Posso te garantir que o rendimento de aprendizagem será muito maior.

                                                                                       

3 – A Técnica de Edificar:

Certamente, esse e o tipo de livro que te acompanharam do 1° período até a vida profissional. Utilizei durante a minha formação em técnico e ensino superior, os assuntos estão interligados a cada etapa da construção.

É notório que se trata de uma obra única, independente do grau de conhecimento quem adota esta obra consegue acompanhar uma linha de raciocínio. Um ponto positivo é que todos os assuntos estão em uma edição apenas, mas acaba tornando o livro um pouco pesado.

                                                                   
4 -Manual de Hidráulica:

Dispensa apresentações ao autor Azevedo Neto, quem deseja trabalhar com hidrologia, hidráulica e/ou saneamento esse livro será o seu companheiro de projeto. Quem conhece o assunto já notou que é quase impossível memorizar uma fórmula, por exemplo, Manning (conjunto de fórmulas).

Acresce que o assunto é específico a determinado serviços, mas a obra é bem completa. A linguagem é compreensível, a riqueza de informações, dados completos e o cuidado da organização dos assuntos. Este livro recomendo para quem já está nos últimos anos de engenharia e/ou início da vida profissional.

                                                                                   

5 –  Curso Básico de Mecânica dos Solos:

Primeiramente, quando iniciamos um projeto estrutural é preciso conhecer as propriedades do solo. Até aqui nenhuma novidade, quando fechamos um serviço logo de imediato contratamos uma empresa para realizar a sondagem do solo.

Assim que o relatório de sondagem é finalizado você já estabelece algumas premissas, nem todas as bibliografias abordam as características dos solos brasileiros. Partindo pela experiência, sempre necessito consultar este livro para complementar as informações para o dimensionamento das fundações. O diferencial deste livro são os exercícios resolvidos e os comentários do autor.

6 – Estruturas Metálicas: Cálculo, Detalhes, Exercícios e Projetos :

Certamente, as estruturas metálicas estão ganhando cada vez mais espaço. Particularmente acho tranquilo dimensionar, mas o detalhamento é mais trabalhoso em comparação com concreto armado. O motivo que adotei este livro foi a relação com à Norma Brasileira 14, mas o ponto de destaque é a didática e clareza dos assuntos.

Por conseguinte, o detalhamento é algo que necessita de muita cautela, pois esta estrutura necessita de exatidão em cada elemento. O exemplo mais lógico são os diferentes tipos de treliças e as ligações, o livro acaba que auxiliando no processo de construção do projeto.

                                                                                   

7 – Building information modeling: BIM: fundamentos e aplicações:

Ano passado este foi o livro que mais utilizei, tenho estudado bastante sobre implantação e implementação do BIM. Calma, parece complexo? O BIM é o futuro (próximo) da construção civil, tais processos facilitam a otimização e desempenho da sua empresa ou escritório.

Aconselho iniciar os estudos imediatamente sobre o assunto, as oportunidades aparecerão e você deve está totalmente preparado. Esse livro é o mais utilizado pelos profissionais, estudiosos e os BIM Manager.

                                                                                 

8 –  Instalações Prediais Hidráulico-Sanitárias: Princípios Básicos Para Elaboração de Projetos:

Recentemente percebi a queixa de muitas pessoas sobre o mau cheiro, pia vive entupida, calhas que transbordam e descarga que não funciona. São inúmeras patologias, porém as mais frequentes estão ligadas a instalações prediais e elétricas. Você pode complementar os ensinamentos deste livro com o de Instalações Elétricas (2 livro citado).



Enfim, faça um bom projeto e evite cliente retornando com queixas. Um cliente satisfeito é garantia de novos projetos, estabeleça uma qualidade nos seus serviços. Falando sobre o livro, a simplicidade e os exemplos foram requisitos cruciais para agrega-lá na minha biblioteca.

                                                                               

9 – Planejamento, Orçamentação e Controle de Projetos e Obras:

Um bom orçamento não é apenas o quantitativo de materiais, custos, projeções, já digo que é preciso conhecer sobre gestão como será executado, prazos e a produtividade.  Quando cada característica é atribuída de forma correta, o êxito da obra é garantia. Hoje utilizo a TCPO e algumas tabelas para aprimorar meus orçamentos, mas para chegar em um serviço coerente com a realidade tive que estudar alguns princípios antes.

Esse livro te acompanhará nos primeiros anos da sua carreira, caso tenha interesse pode ser utilizado durante a graduação. Particularmente, conheci a obra logo nos primeiros meses de formado e foi uma mão na roda nos meus serviços.

                                                                               

10- Cálculo e Detalhamento de Estruturas Usuais de Concreto Armado. Segundo a Nbr 6118-2014 – Volume 1

O famoso livro de concreto armado foi um dos melhores livros que adquiri durante a graduação. Acabei que comecei com um livro e não estava suprimindo minhas dúvidas. Acabou que eu e meus colegas adotamos este livro durante os períodos que tivemos concreto armado.




Aos que desejam realmente aprender na prática e com altíssima qualidade, indico essa obra para vida estudantil e profissional. Lembrando, que são duas edições e todos que adotaram não ficaram decepcionados com livro. O cuidado com os exemplos, tabelas, linguagem e ilustrações são pontos fortes.

Por fim, caso tenha algum livro que você gostou deixe nos comentários, mande mensagem ou nos visite nas redes sociais. Lembro que são apenas alguns dos livros que utilizo hoje na minha vida profissional, quem sabe não fazemos outra SUPER LISTA.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




2 − 2 =