Por onde começar a estudar?

Independente do assunto você sabe quais são as estratégias para domina-lo?

Inicialmente, o estudo deve ser contínuo e jamais uma obrigação entediante. Quando tempos uma meta e o desejo de aprender determinado assunto, o nosso cérebro acaba liberando estímulos prazerosos.

Ao determinar um objetivo o nosso foco acaba percorrendo um percurso aparentemente retilíneo, mas com o desenvolvimento dos estudos você pode se deparar com percalços e limitações. Logo, o desânimo e a falta de motivação torna-se um bicho de sete cabeças.

Além disso, o nosso cérebro possui duas regiões distintas: o hemisfério esquerdo e o direito. Apenas para título de curiosidade, o lado esquerdo é responsável pela matemática, raciocínio, fala e outras atribuições. Já o lado direto está relacionado à criatividade, música, teatro, ou seja, lado artístico.

Em suma, busque separar um período curto para se dedicar a algum conteúdo. Atualmente existem diversos cursos de curta duração (visite nossa página) que podem auxiliar na sua jornada de qualificação. Recentemente a 54ª edição da Pesquisa Salarial, produzida pela Catho Educação, revelou que profissionais graduados (engenharia, medicina, arquitetura e outros) com curso de capacitação aumentam seus salários em até 47,5%.

Um excelente motivo para você criar o hábito de estudar, mas sabemos que a rotina, família e outras responsabilidades acabam dificultando o estudo. Tome uma decisão e comece a abrir mão de certas atividades, não será egoísmo da sua parte separar um tempo para melhorar o seu desempenho profissional.

Entretanto, o dialogo é peça fundamental para conseguir suas metas. Converse e coloque na sua mente que é por um bom motivo. A primeira coisa que aconselho a fazer é um quadro com 5 ou 6 divisões para estabelecer um fluxo de aprendizagem.

Quanto tempo devo separar para estudar?

Em cada dia da semana (exceto domingo) será colocado um assunto distinto ou continuação. Além disso,não ultrapassar o tempo de 2 hora de estudo diário, pois pode acabar perdendo desempenho. Caso tenha dificuldade ou fique preso em algum conteúdo, faça uma pausa e ao retornar reveja assuntos anteriores.

Vale ressaltar, que o maior erro de quem está começando os estudos independentes e o acúmulo de material. Quando você não tem um direcionamento e acaba sobrecarregando seu quadro de estudos, o rendimento por consequência cai consideravelmente.

Separe um espaço na sua casa, escritório ou ambiente que você tenha silêncio e inicie os estudos. O primeiro dia pode parecer estranho, porém os resultados irão aparecer de forma natural na sua vida profissional. Pense por esse lado:

  •       Quando um cliente questionar algo
  •           Facilidade em assimilar assuntos
  •           Raciocínio mais rápido

Já pensou em algum conteúdo interessante para iniciar?

Se você ama estruturas e já está um tempinho fora das atualizações do mercado, acredito que seja uma boa escolha. Tomaremos como exemplo o aprendizado de um software de cálculo estrutural (já conhece o curso).

Uma revisão sobre os conceitos e diagramas (momento, cortante e torção) é sempre bem-vinda. Caso tenha aquele material da época de faculdade ou alguma anotação ajudará no processo de aprendizagem.

Após a revisão, você começará a assistir o curso anotando os pontos chaves, se necessário voltar o vídeo para fixar melhor o que foi dito. Em síntese os bons cursos trazem um exemplo didático, com estamos nos referindo a um software, faça uma lista com todos os comandos até fixar em mente.

Por conseguinte, ao chegar à última aula faça uma avaliação do seu aprendizado. Veja o crescimento e o avanço gerado na sua carreira profissional. Não tenha medo de errar, podemos passar a vida inteira estudando algo ou reinventando a roda, apenas não deixe as pessoas limitarem a sua força.

Faço a seguinte pergunta: “Você lembra como aprendeu a falar?”

Estranho está pergunta, mas eu particularmente não me lembro. A razão é atribuída à observação, quando estamos nos primeiros meses de vida, utilizamos a audição e visão como forma de aprendizagem. As primeiras palavras são ditas, maioria das vezes o som produzido não é compreensível, mas com o treino chegamos na pronuncia é perfeita.

Assim levamos para a vida a forma de aprender, alguns desenvolvem facilidade por meio da observação, outros pela audição ou os dois. Qualquer assunto é da mesma forma, mas quando temos vocação e afinidade o aprendizado fluí mais rápido.

Após finalizar seus estudos, pegue alguns projetos já executados para treinar. Com o tempo comece a oferecer pequenos serviços, quanto mais você exercitar o que foi aprendido mais preparado você se tornará.

Lembrando que a atividade física aumenta a sua capacidade de compreensão, o nosso cérebro precisa está saudável. A mente necessita está em equilíbrio com o corpo, não deixe de cuidar da sua saúde física e mental.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




20 + 8 =