ARMADURA POSITIVA E NEGATIVA: O que é? Como diferenciar?

Aprenda a diferenciar armadura positiva e negativa…

Antes de tudo, o uso da armadura positiva e negativa depende do projeto estrutural, solicitação, tipo de edificação, sobrecarga.

Antes de tudo, o uso da armadura positiva e negativa depende do projeto estrutural, solicitação, tipo de edificação, sobrecarga. A NBR 6118, a norma brasileira que regula o projeto de estruturas de concreto armado, estabelece a seguinte definição para o concreto armado: “Concreto armado é o material resultante da combinação do concreto simples com o aço, cujo propósito é resistir aos esforços solicitantes.”

Nesse sentido o concreto armado é uma mescla de concreto simples (composto por cimento, água e agregados) e barras de aço, concebida para conferir resistência às demandas impostas sobre uma estrutura. As empresas de construção civil amplamente empregam essa técnica na construção de edifícios, pontes, barragens, lajes, pilares e outros elementos estruturais. A sua popularidade decorre das suas inúmeras vantagens, como robustez, longevidade, versatilidade de design e economia.

Qual a função da armadura no concreto?

A armadura desempenha um papel de extrema importância nas estruturas de concreto, sendo fundamental para conferir resistência aos esforços de tração, aos quais o concreto simples (sem aço) não consegue resistir de forma eficaz. A principal função da armadura no concreto é, portanto:

Primeiramente, a armadura de aço é empregada para resistir às forças de tração que incidem sobre a estrutura, tais como flexão, torção e esforços de corte. Essa armadura absorve tais tensões, assegurando que a estrutura seja capaz de suportar variadas cargas e tensões.

Além disso, a armadura desempenha um papel importante na contenção de fissuras e rachaduras no concreto, melhorando a durabilidade e a vida útil da estrutura. Ela também contribui para a distribuição uniforme das cargas, reduzindo os efeitos de concentração de tensões.

Dessa forma, é evidente que a armadura assume um papel crucial na garantia da segurança e estabilidade das estruturas de concreto, permitindo que elas suportem as demandas de carga e resistam aos esforços de tração aos quais são submetidas.

 

O QUE É ARMADURA POSITIVA?

No contexto de lajes e vigas em concreto armado, a armadura positiva desempenha um papel fundamental, sendo posicionada na parte inferior da seção transversal. Essa disposição tem como função primordial resistir aos esforços de tração que atuam nessa região da estrutura.

Quando uma laje ou viga é submetida a cargas que geram tração na parte inferior, o concreto, por sua própria natureza, não consegue resistir eficientemente a essas forças de tração, uma vez que é substancialmente mais resistente à compressão do que à tração.

Portanto, os engenheiros frequentemente incorporam barras de aço na parte inferior da laje ou viga para conferir a resistência necessária contra esses esforços de tração. Essas barras de aço desempenham um papel importante na prevenção de rupturas ou deformações excessivas na estrutura devido aos esforços de tração.

A localização das barras de aço na parte inferior é um aspecto crítico a ser considerado durante o projeto e a construção de estruturas de concreto armado, uma vez que os engenheiros devem cuidadosamente planejar sua disposição de acordo com as cargas previstas e os esforços de tração aos quais a estrutura estará sujeita.

O QUE É ARMADURA NEGATIVA?

Por outro lado, a armadura instalada na parte superior, cujo propósito é resistir aos esforços de tração, é denominada armadura negativa. Na região de lajes, onde uma viga encontra-se abaixo, a ausência de armadura na parte superior pode resultar na formação de fissuras no concreto e até mesmo na incapacidade de suportar as cargas.

Portanto, consideramos a armadura destinada a resistir à tração como positiva quando a posicionamos na parte inferior da seção de concreto da viga e como negativa quando a dispomos na parte superior.

Vale ressaltar que não necessariamente classificamos como negativa toda a armadura localizada na parte superior de vigas ou lajes. Em algumas situações, a estrutura de concreto enfrenta esforços de compressão tão significativos que a inclusão de aço se torna necessária para reforçá-la. Como efetuamos esse reforço? Nesse ponto, o projeto estrutural entra em cena como um componente vital no processo de construção de pavimentos sobre pavimentos.

Como identificar no diagrama de momento fletor o uso da armadura negativa e positiva?

As armaduras positivas e negativas não se revelam diretamente nos diagramas de momento fletor ou esforço cortante; no entanto, suas influências se refletem nestes diagramas. A estrutura determina a localização e a quantidade das armaduras, tanto as positivas quanto as negativas, com base em suas necessidades de resistência, principalmente em relação aos esforços de tração e compressão. Essas armaduras trabalham com o objetivo de garantir a solidez da estrutura em diferentes condições de carga.

Para uma melhor compreensão do impacto das armaduras nos diagramas de momento fletor e esforço cortante, considere o seguinte:

Quanto à armadura positiva:

Esta, geralmente situada na parte inferior da seção transversal de vigas ou lajes, desempenha um papel fundamental na resistência aos esforços de tração. Portanto, contribui para a capacidade da estrutura de suportar cargas que geram flexão. Nos diagramas de momento fletor, é perceptível um aumento na magnitude do momento positivo nas áreas onde a armadura positiva está em ação, uma vez que auxilia na resistência à tração. No contexto do esforço cortante, a armadura positiva também influencia indiretamente as tensões cortantes, particularmente em regiões próximas aos apoios.

armadura destinada a resistir à tração como positiva quando a posicionamos na parte inferior da seção de concreto da viga e como negativa quando a dispomos na parte superior.

Quanto à armadura negativa:

Localizada na parte superior da seção transversal, essa armadura se destina a resistir aos esforços de tração na parte superior. Nos diagramas de momento fletor, há um acréscimo notório do momento negativo nas regiões onde a armadura negativa está ativa, pois ela contribui para a resistência à tração na parte superior da seção transversal.

No que se refere ao esforço cortante, a armadura negativa também pode afetar a distribuição das tensões cortantes na parte superior da estrutura.

Normas Técnicas de Referência

NBR 6118:2023 – Projeto de estruturas de concreto – Procedimento

NBR 14931:2004 – Execução de estruturas de concreto – Procedimento

Leia também: PLANTA DE SITUAÇÃO: O que é? Para que serve? Como fazer?

Saiba diferenciar os 3 tipos de armaduras