Cristo Redentor : História, Construção e Desafios da estátua

Desse modo Cristo Redentor é a segunda maior estátua no Brasil que representa a imagem de Cristo, ficando atrás do Cristo Protetor

 

Antes de tudo, a incrível história do Cristo Redentor, monumento que enche de orgulho os brasileiros por terem no país a 7 maravilha em solo brasileiro. Fique atento que nos próximos minutos você irá embarcar no bondinho em direção ao túnel do tempo e descobrir todos os segredos dessa obra de arte.

História do Cristo Redentor

Em primeiro lugar, o Cristo Redentor fica localizado no Rio de Janeiro, sendo erguido no ano de 1859. O desejo de um monumento no alto do Corcovado partiu do Padre francês Pierre-Marie Boss, que tinha a ideia de um símbolo religioso sobre aquela área.

LEIA: As MAIORES PONTES do Brasil! Conheça o ranking das 7 maiores

A ideia inicial do Padre contemplava uma estátua para homenagear a Princesa Isabel, porém a própria Princesa solicitou que erguesse a imagem do Sagrado Coração de Jesus, como justificativa: Ele ser o verdadeiro responsável pelos homens.

Imagem do Cristo Redentor sendo montado no estado do Rio de Janeiro no século XX, tal montagem foi executada aos poucos
                              Imagem da cabeça da estátua

Esse desejo era tão grande que o Padre até registrou no livro Imitação de Cristo, mas infelizmente o Padre não chegou a ver o seu sonho erguido, pois, faleceu em 1916. No entanto, a ideia continuava presente, já no ano de 1922 surgiu a chance da construção no topo do Corcovado. Entratanto, na época mais de 20.000 mulheres fizeram um abaixo assinado ao presidente Epitácio Pessoa, solicitando a execução do Cristo.

Dessa maneira, após tal liberação, chegada a hora de planejar a construção, em específico possíveis locais para a locação da estátua, mesmo sabendo dos desejos do Padre Pierre. Entre os locais estudados estavam o Corcovado, o Morro Santo Antônio e o Pão de Açúcar. As pesquisas apenas reafirmaram que o Corcovado era o local perfeito, já que possuía um cenário montanhoso altíssimo e uma vista incrível.

Quanto custou o Cristo?

Em 1923, criou-se a Semana do Monumento, com o objetivo de arrecadar fundos para a construção, todavia surgiram burburinhos que a estátua seria um presente da França. Algo que era totalmente um equívoco já que parte maior do custo era em razão da campanha. Além disso, o montante para a construção foi de 2500 conto de reis, o equivalente a R$ 9,5 milhões.

A príncipio, com o dinheiro em caixa, foi a hora de escolher um projeto, onde a arquidiocese propôs um concurso, cujo o ganhador Carlos Oswald. A primeira concepção da estrutura era uma imagem do Cristo segurando uma cruz e o globo, porém, apresentava pouca expressão.

Leve inclinação da cabeça da estátua dando sensação que está olhando para baixo e protegendo todos.
                       Cristo de braços abertos

Depois de inúmeras propostas e conversas chegaram em um consenso que a estátua deveria contemplar Jesus, Cruz e a humanidade. Assim surge a atual imagem que conhecemos hoje, aonde a imagem de Cristo está de braços abertos.

Com o projeto definido Carlos Oswald e Heitor da Silva Costa solicitaram os serviços de Paul Landowski, que era um artista da França. Primeiramente, Paul preferiu reproduzir o projeto em uma estrutura de 4 metros, para depois aumentar a escala em tamanho natural.

Equipe técnica construção do Cristo

Os envolvidos desde da ideia até a execução eram:

Equipe técnica responsável pela execução do monumento, a foto envolve os principais líderes
                                            Profissionais envolvidos no projeto
  • Heitor da Silva Costa
  • Paul Landowski
  • Carlos Oswald
  • Albert Caquot

Medidas do Cristo Redentor

A estátua contempla as seguintes dimensões:

  • Com certeza, a altura é um ponto que chama a atenção, sendo 38 metros podendo ser comparado a um prédio de 13 andares – Vale ressaltar que esse valor da altura é dívida em 30 metros ao monumento e os 8 metros ao pedestal.
O Cristo possui uma estrutura oco na parte interna, sendo algumas escadas que dão acesso a diversas partes como cabeça, coração e outras.
                   Foto do interior da estrutura Cristo Redentor

Os braços abertos tem 28 metros. Parte do seu interior é oco, ou seja, não existe material de enchimento dentro da estátua. A estátua veio da França em pedaços, somente a cabeça era dividida em 50 peças e cada uma das mãos medida cerca de 3,2 metros.

  • A cabeça do Cristo tem uma leve inclinação, dando a sensação que estaria olhando e protegendo todos.

Por um olhar mais técnico os motivos que levaram a tal inclinação era os fortes ventos, sendo concebido 5° de inclinação para frente, assim conseguiria vencer aquela ventania. A mesma ideia foi realizada com os braços, um fato pouco conhecido é que existe uma inclinação e uma diferença em média de 40 cm de comprimento de um braço para outro, algo difícil de identificar aos nossos olhos.

  • A fundação está cravada com a 4 metros de profundidade na rocha do platô. Para ajudar na cravação utilizou-se dinamite e os vergalhões foram chumbados manualmente, assim garantindo melhor sustentação. Por meio da cravação sai 4 pilares, que contempla 12 lajes sobrepostas.

Qual o peso da estrutura do Cristo?

  • O peso total da estrutura chega a ser 1145 toneladas, aonde somente 30 toneladas é a cabeça. O pé do Cristo mede em média 1,35 m, se fosse comprar uma sandália essa numeração seria do tamanho 500. Vale lembrar que o Cristo foi uma das primeiras obras aqui no Brasil a utilizar a treliça espacial 3D;
  • O revestimento realizado em pedra-sabão, em pequenos pedaços triangulares, cerca de aproximadamente 3 cm cada lado com 7 cm de espessura cada peça.

O formato das pedras era em razão que facilitava no processo de colocação, assim todos os espaços eram preenchidos formando um grande mosaico. Essas pedras eram elaboradas pela população, em especial as mulheres. Sendo que essas mulheres maioria escreviam em algumas peças os nomes de seus familiares.

Execução do monumento

O canteiro de obras contava com centenas de colaboradores, sendo instalado no alto do Corcovado, a maneira que os materiais chegavam até lá era por meio ferroviário, que se encontra lá até hoje.

Nem todas as partes eram confeccionadas aqui no Brasil, sendo que a cabeça e as mãos foram feitas na França pelo escultor Paul Landowski . Alguns pesquisadores relatam que essas peças vieram por meio de navio, já que era um dos transportes mais utilizados na época.

A ideia iniciou em 1922 (marcando o centenário da Independência do Brasil) – sendo que a construção se iniciou em 1926 e finalizando em 1931, somando um período de execução de 5 anos. A inauguração no dia 12 de outubro dia de Nossa Senhora Aparecida.

O custo baixo da construção foi graças ao concreto armado, que era tido como o novo material, visto que estava sendo empregado em inúmeras obras na época, já que se fosse construído apenas de estrutura metálica sairia um valor exorbitante. Sendo projetado a resistir ventos de até 250 km/h

Coração no peito do Cristo. A imagem revela uma pequeno detalhe que simboliza o grande amor e paixão de Cristo pela nação.
                                        Coração no peito do Cristo

Em suma, um fato curioso é que existe um coração aparente representado no Cristo discretamente, remetendo ao Sagrado Coração de Jesus. Em síntese, o coração mede 1,30m, nessa região projetada o mestre de obras Heitor Levy e o eng fiscal Pedro Fernandes Viana colocaram um frasco de vidro nessa área, com um documento com a arvore genealógica, em prol da devoção e gratidão.

Como era o canteiro de obras?

Na época o engenheiro Heitor Levy precisava está à frente de vários serviços no canteiro de obras, aonde acabou morando e montando um escritório no alto do Corcovado. A segurança do trabalho é algo importante, já que alguns documentos relatam um quase acidente com o engenheiro Levy, aonde que ele estava no alto da estátua e de repente sofreu um susto, a sorte foi que os trabalhadores tiveram tempo de socorrer antes da queda brusca. Entretanto, depois desse episódio o engenheiro de credo judaico se converteu ao catolicismo.

Foto da montagem das mãos do Cristo, trabalho em altura.
             Trabalho em altura montagem da mão Cristo

Em 1956 – a Manchete entrevistou um dos poucos sobreviventes da época, já que se passaram anos da sua construção, o Sr. José Castro Soares relatou que naquele tempo no auge da juventude e trabalhou na construção do Cristo que houveram grandes dificuldades devido ao trabalho em altura e ventos fortíssimos, abre aspas:

“O trabalho pesado, difícil e perigoso. Naquelas alturas, sopravam constantemente ventos fortes, em muitas vezes jogavam homens e material a metros de distância, numa rajada, sem o menor aviso. Esta circunstância tornava-se mais grave conforme o monumento crescia, e os trabalhos se realizavam a maior altura. Mas uma confiança inabalável na proteção de Cristo, que eles queriam homenagear com seus esforços, acompanhava cada homem”,

Curiosidades

Dessa forma, um fato surpreendente é que não houveram mortes na construção do Cristo.

Em 1975 a estátua se encontrava em situação de má conservação e excesso de iluminação, o que estava atraindo inúmeros insetos noturnos e gerando um desequilibro na floresta da Tijuca.

Em resumo, ao completar 50 anos da sua construção, o Cristo passou por uma grande reforma para corrigir os problemas, em forma de comemoração após o fim das obras o Papa da época João Paulo II  esteve no local abençoando.

No ano de 2007 houve eleição por meios de votos na internet e por telefone para eleger as mais belas obras, que deveria contemplar critérios de beleza arquitetônica, complexidade, valor histórico, valor cultural e outros. Na época as votações chegaram a aproximadamente 100 milhões de votos, sendo a maior votação global naquela época. Entre as 20 finalistas,  somente 7 seriam classificadas e felizmente O Cristo foi eleito uma 7 Maravilhas Mundo Moderno. Ficando ao lado:

As 7 maravilhas do mundo moderno, entre elas está o Cristo.
                     7 maravilhas do mundo moderno
  • Coliseu de Roma (Itália)
  • Chichén Itzá (México)
  • Machu Picchu (Peru)
  • Muralha da China (China)
  • As Ruínas de Petra (Jordânia)
  • Taj Mahal (Índia)

Entretanto, a estrutura está localizada em 710 metros acima do nível do mar, em 2014 um raio atingiu a estruturas danificando o dedo polegar. Do mesmo modo, que o fato já aconteceu outras vezes, sendo necessário a restauração.

Acima de tudo, o local se tornou um verdadeiro ponto turístico, recebendo cerca de 2 milhões de turistas a cada ano. Portanto, sendo possível a realização de batizados, casamentos, peregrinações e missas realizados no Santuário do Cristo Redentor

Qual parte dessa história você ainda não conhecia?

LEIA: RADIER: O que é radier? Como calcular? Tipos de radier?