Afinal, quanto ganha um engenheiro? Compensa entrar no ramo da construção civil em 2021?
Nesse artigo você irá responder questão sobre quanto ganha um engenheiro, o número de registros ativos e como se destacar no mercado. O Brasil possui grande potencial para crescer e expandir os negócios com a ajuda da construção civil, mas o que reflete para a estagnação são processos e falta de gestão.
A construção civil é a base para o crescimento da economia, evolução das cidades e postos de trabalhos. Dito isso, a construção civil será uma alavanca para erguer e girar o capital do país. Além disso, os papéis do engenheiro civil, arquiteto e técnico são fundamentais para definir o caminho dos próximos anos.
Em suma, a graduação forma uma profissional generalista com conhecimento em um pouco de cada área. Cabe ao recém – formado decidir se continua na posição ou se especializa em um segmento. A 54ª edição da Pesquisa Salarial, elaborada pela Catho Educação, relata uma taxa de 47,2% de vantagem dos profissionais com MBA ou pós – graduação em relação aos que possuem apenas graduação.
>> Leia “As Maiores Pontes do Brasil”
Quando ganha um engenheiro no Brasil?
Dessa forma, o setor de reformas, projetos e habitação serão alguns serviços que continuarão crescendo, já que a população permanece em casa por maior tempo. Atualmente, o Piso salarial (seesp.org.br) do engenheiro civil é de R$ 9.405,00 com carga horária de 8 horas, sendo o equivalente a 9 salários mínimos.
No entanto, a realidade é bem diferente nem todos os engenheiros ganham essa média de salário, o fato pode ser visto nos editais de concursos. Contudo, respondendo a questão de quanto ganha um engenheiro é subjetiva, já que depende da área de atuação e forma de contrato.
Hoje a tão sonhada CLT não é o foco de muitos técnicos, como visto no tópico anterior os motivos instáveis e a variação salarial. A oportunidade está na abertura do escritório ou home office, podendo se tornar um prestador de serviço e lucrar muito mais do que um profissional CLT.
Como me destacar no mercado?
Se você quer iniciar a graduação de engenharia civil, o cenário pode mudar daqui a 6 anos, porém é importante cursar com consciência e focado em aprender o ofício. Caso tenha finalizado a graduação, mas não sabe o caminho a seguir, aconselho a montar um lista com tópicos das suas disciplinas com maiores domínios. Ao finalizar a lista, faça uma pesquisa no mercado do seu município e trace um planejamento de carreira.
A princípio a formação técnica abre caminhos diversos, mas engenheiro deve sair da bolha e buscar se destacar em um nicho. O nicho pode ser entendido como a disciplina de domínio e carro chefe, por exemplo, projetos estruturais. No entanto, a disciplina dominante não restringe o engenheiro a desenvolver outros trabalhos, apenas ordenar as opções e prioridade durante a seleção dos serviços.
Partindo na seguinte analogia da Alice, a famosa personagem Alice no País das Maravilhas, veja o seguinte diálogo:
De fato, quando o engenheiro que não possui um objetivo traçado o salário tende a variar. Portanto, quanto ganha um engenheiro (a) irá depender do perfil e a capacidade técnica. Logo, atuar na profissão apenas por ambição salarial é um grande risco para futuras frustrações.
Quantos engenheiros civis no Brasil ?
O Brasil tem um grande índice de profissionais ativos, até o presente momento são:
- Sexo Feminino 75.783
- Sexo Masculino 275.546
- Total 351.329
As mulheres estão ganhando espaço em diversas áreas, o número cresce de gestoras, projetistas, peritas e outras funções. Atualmente, são 21,57% do sexo feminino e 78,43 % do sexo masculino com registros ativos, como relata o CONFEA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia) em 2020.
Um país em pleno crescimento, requer bons técnicos e profissionais para ajudar na organização. No entanto, um dos pilares que atrasam tal evolução e a falta de compromisso político em fiscalizar, transparência e seriedade com as obras públicas.
Portanto, a questão cultural fere na formação de bons profissionais e expansão do país. Em diversos lugares do mundo, a engenharia será uma das profissões mais requisitas, o papel do engenheiro vem se modificando e tomando lugares de liderança. O engenheiro é responsável por propor soluções econômica, segurança e viabilidade.