Eberick: O que é? Para que serve? Tipo de licenças

Eberick é um dos programas mais populares no Brasil para cálculo estrutural

Esse conteúdo sobre o Eberick é um review para orientar sobre a utilidade, benefícios, critérios, tipo de licença e forma de uso. Leia até o final, para você entender os princípios básicos, hoje fica difícil projetar sem o uso de um artifício já que temos obras complexas.

O que é Eberick? Popular na engenharia e arquitetura para o cálculo de estruturas, sendo aplicado para elementos de concreto armado e pré – moldados. A empresa que desenvolve o programa é a AltoQI, sendo uma das principais no Brasil que se dedica a oferecer soluções para projetos estruturais e outras disciplinas. Com o Eberick o profissional consegue elaborar todas as etapas de um projeto, ou seja, parte concepção estrutural até a entrega dos documentos.

Empresa AltoQi com catálogo de produtos
                                                          Alto Qi

Vale lembrar, que o programa analisa a estrutura com base na norma 6118 verificando os ELU (Estado de Limite Último) e ELS (Estado de Limite de Serviço); outras normas são usadas em conjunto. Para ajudar a vida do projetista, assim que a estrutura é lançada por completo o Eberick abre uma janela com as informações. Caso o programa aponte erro o projetista consegue corrigir e otimizar o desempenho com base na análise sugerida.

Outro ponto positivo da plataforma é a modelagem 3D inteligente, que executa esboço de vigas, pilares, lajes por meio dos princípios CAD (CAD não é apenas o AutoCAD; mas Desenho Assistido por Computador). Se for do interesse do profissional, o Eberick permite a compatibilizar, através do arquivo IFC para um programa BIM, assim o nível de detalhes aumentam com um modelo mais refinado.

Eberick adota o BIM?

Nos últimos anos, a AltoQI tem se dedicado nas tendências do mercado, solicitações dos usuários e atentos as tecnologias, por isso vem apostando no BIM. O reflexo é um programa que consistem na integração com outras disciplinas, detecção de colisões e interferências críticas no projeto. Essa ferramenta, quando entregue em mãos corretas é capaz de resolver muitos problemas que demorariam semanas para uma solução consistente.

Quando se trata de documentos o Eberick consegue gerar pranchas com uma boa resolução de qualidade, ajudando na leitura do projeto. Além disso, o documento global incorpora o memorial de cálculo, sendo análises e a parte do cálculo. Desse modo, se for necessário é possível gerar o quantitativo de materiais e uma estimativa dos custos.

Tipos de licenças

Até o presente momento são mais de 60 mil usuários dos programas da AltoQI, as categorias são:

Pacote Light (pequeno porte): 14 módulos

(Tubulão, pilares e vigas inclinados, lajes treliça 1D e 2D, vigas com mesa colaborante; vigas com variação de seção no vão, memorial de cálculo e outros)

Obra pequeno porte com o projeto estrutural feito no eberick
                                 Sobrado pequeno – Obra pequeno porte

Pacote Pro (médio porte): 29 módulos

(Blocos com mais de 6 estacas, radier, estacas metálicas, escadas especiais, muros de gravidade; vigas com variação de seção no vão, aberturas em vigas e lajes, pilares esbeltos e pilares – parede e outros)

Pacote Pleno (grande porte): 37 módulos

(Radier, estacas metálicas, planta de locação das estacas, escadas especiais, região maciça em lajes, lajes planas, reservatórios elevados, muros de concreto; vigas com variação de seção no vão, aberturas em vigas e lajes, exportação para o SAP 2000, integração com Adapt, efeito dinâmico devido ao vento; pilares esbeltos e pilares – parede e outros)

O valor pode variar por pacote, pois, o profissional consegue adicionar módulos e o preço altera. Caso tenha interesse em conhecer os valores e vantagens basta entrar em contato com AltoQI, assim você terá o valor exato.

Como aprender o Eberick?

Sabemos que a faculdade não ensina a usar um software, e quando o estudante se forma tem dificuldade em fechar projetos por falta de unir a prática e teoria. Por outro lado, a disciplina de concreto armado requer muita treino, para ajudar na formação e lógica de solução.

Sobrado feito com eberick durante a fase de formatura, teoria aliada com a prática
                                  Sobrado Eberick – Teoria e prática

Dessa forma, quando me formei sabia da importância de aprender um software, já que os projetistas da região utilizavam um programa. O primeiro passo foi conhecer os possíveis softwares do mercado, sendo assim separei duas versões demonstrativas. O Eberick foi um dos programas que utilizei na época para teste, e foi o início da minha carreira como calculista em 2017.

De lá para cá, sempre utilizei o programa de forma consciente e com a adoção de um bom livro para consulta. No caso, “Cálculo e Detalhamento de Estruturas Usuais de Concreto Armado” – Roberto Chust; Jasson Filho; sendo meu braço esquerdo para qualquer dúvida ou assunto não explorado pela NBR 6118.

Como sugestão, se eu fosse iniciar hoje a minha carreira testaria a versão demo junto com um curso para orientar. No entanto, temos diversos conteúdos defasados na internet e nem sempre ensina da forma mais adequada, tenha critérios quando for selecionar um professor.

Quer aprender o Eberick agora? Pretende calcular sobrados e grandes obras? Por sugestão e conhecer o trabalho o Professor Felipe é um projetista experiente e  já ajudou dezena de profissionais.

Curso Eberick do Professor Felipe com 3 bônus para projetistas
           Curso – Eberick Essencial (CLIQUE AQUI)

 

Por fim, uma dica valiosa e fazer o teste do programa antes da compra e não se esquecer de colocar esse custo no valor dos seus projetos. Quanto mais treino, cursos e dedicação o valor do seu projeto aumentará; já que você será um expert e terá um maior domínio em comparação com os concorrentes.

Dica mestre

Portanto, junte o seu conhecimento, um bom livro e um programa para conquistar o mercado do seu município. Em conclusão, temos que criar estratégias e observar caminhos para chegar no topo de forma segura e sólida; (esse artigo apenas é uma via para ajudá-lo !)

Ademais, caso precise selecionar outros programas, temos um conteúdo para ajudar 15 programas de cálculo.