FÓRMULA DE BLONDEL: Escadas seguras e com medidas corretas

Fórmula de Blondel sempre ajudando a segurança e conforto nas escadas

Quem nunca subiu uma escada e se sentiu desconfortável ao pisar, não sabe o poder da fórmula de Blondel para correção desse grave problema. Por outro lado, o objetivo da escada é leva a pessoa do ponto A ao B de forma rápida e acessível. Logo, os componentes da escada são: piso, espelho, patamar e corrimão.

A fórmula foi desenvolvida por Nicolas-François Blondel no século XV, alguns relatos revelam que o matemático (outras profissões (arquiteto, professor, militar)) observava os soldados subir e descer as escadas. Dessa maneira, Blondel chegou em um padrão para escadas, facilitando e assegurando o percurso.

Dessa forma, as escadas devem ter uma padronização para evitar acidentes, desgastes e cansaço ao longo do seu trajeto. Além disso, a forma estabelecer medidas seguras as escadas é aplicando a fórmula de Blondel, que auxília a concepção da arquitetura, a equação se resume:

 

Fórmula de Blondel
                     Fórmula de Blondel
No entanto, vamos fazer uma revisão dos itens que compõem a escada:

Piso: por analogia o piso está ligado a superfície de atrito, ou seja, o contato do sapato com a escada. Ao subir e/ou descer, temos que realizar uma pisa confortável para sem riscos de queda.

Demarcação do piso na escada
                             Piso escada

Espelho: ao levantar o pé em rumo ao próximo degrau, temos uma altura para vencer. Essa altura está relacionada ao espelho, essa parte na escada fica sempre a frente do indivíduo.

Demarcação espelho da escada
                        Espelho escada

 

Guarda-corpo: semelhante a uma barra de proteção, sempre colocadas nas áreas de risco da escada. Existem casos que o guarda-corpo é substituído pela barra, por exemplo, escadas com confinamento de paredes.

Utilização do guarda-corpo e corrimão na lateral da escada
Guarda-corpo e corrimão Fonte: Clic Portal

Contudo, podemos entender a fórmula da seguinte maneira: Ao duplicar o espelho e somar com o piso, o valor deve ficar no intervalo de um passo que varia entre 63 – 64 cm.  Sendo assim, o piso deve ter um valor entre 28 – 32 cm, já o espelho 16 – 18 cm, para garantir um bom funcionamento.

Vamos aplicar um exemplo prática para ficar mais ilustrativo, supondo que:

  • Altura a vencer 300 cm
  • Escada concreto armado

ROTEIRO SIMPLES E FÁCIL

1 PASSO: Determinar o número de degraus, supondo um espelho ideal de 18 cm.

fórmula para determinar a quantidade de degraus
Cálculo do n° de degraus, supondo espelho ideal 18 cm

2 PASSO: Estimar o número de degraus. Recomenda-se, utilizar sempre quantidades exatas, por isso temos 17 degraus.

Cálculo da altura do espelho real
      Altura do espelho real

3 PASSO: Calcular o comprimento do piso com a fórmula 2E+P = +/-64cm

Determinação do comprimento do piso
                   Medida do piso

Portanto, a escada está dentro dos padrões para segurança. Dessa forma, aconselho a assistir ao vídeo que relevo todos os segredos da escada com um passo a passo.

PLAY NO VÍDEO! BONS ESTUDOS

DICA

Vale ressaltar, que a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) desenvolveu a NBR 9050 – Acessibilidade em edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Além disso, a norma orienta o profissional a tomar cuidado com os resultados ao aplicar a fórmula de Blondel, pois devemos atender pré-requisitos de segurança.

Outro ponto importante, os municípios que possuem exigência do Corpo de Bombeiro devem regulamentar as informações, para que no ato da vistoria as medidas estejam coerentes.

Gostou do conteúdo? Recomendo a leitura sobre Telhado Colonial.