O telhado colonial é o mais popular no Brasil, devido sua fácil execução
Se você observar o telhado colonial, temos um aspecto mais voltado para época onde o principal meio de locomoção eram embarcações. Além disso, o formato da telha é alusão as canoas e barcas que eram utilizadas na época, pois, a geometria auxilia no escoamento da água. Entre as características do telhado colonial, temos:
- Bom funcionamento (jogar a água para as calhas, visto que sua inclinação é excelente).
- Múltiplas opções para ousar nos projetos, tendo como foco a criação de níveis e quedas.
- Fácil montagem e rápida manutenção.
INCLINAÇÃO E ÂNGULO – Cuidado para não confundir
A princípio, antes de ir para os cálculos da altura do telhado é preciso distinguir inclinação e ângulo, muitas pessoas erram por confundir esses dois fatores. Segundo o Brasil Escola, o ângulo é a abertura entre a reunião de duas semirretas que partem de único ponto, a sua unidade é o grau (°).
Uma vez que, a inclinação é semelhante a o ângulo, porém a unidade de uso é a porcentagem (%). Posto que, para facilitar, a imagem acima representa essa diferença, o telhado colonial com adotado ângulo fica muito pontiagudo. Dessa forma, o aspecto visual e funcional é inviável, portanto, ao calcular a altura do telhado adota-se a inclinação.
PROJETO – Premissas
As peças que compõem são: caibros, ripas, terças, tesouras e telhas, podendo variar conforme a região e projeto. Contudo, a telha colonial requer inclinação mínima de 30°, o número de peças pode variar entre 24 a 28 unidades e o peso médio é 60 Kg/m² (última atualização da NBR 6120).
De fato, para ficar fácil de compreender, vamos supor um telhado para uma residência de 2 águas. Os espaçamentos deverão ser os seguintes:
CAIBROS: requer abertura que permita passagem de um homem, 0,40 a 0,60 m.
RIPAS: depende do comprimento da telha, no caso seria 0,42 m.
TERÇAS: depende da carga, mas em casos simples adota-se 1,50 m para evitar flechas nas peças.
Logo, as dimensões comerciais são parâmetros o cálculo estrutural, no caso aplicado ao exemplo.
Por certo, o cálculo consiste na verificação das cargas do telhado, incidência dos ventos, mínimas dimensões (aliada com economia), portanto, o artigo é um norte para iniciar o projeto.
PRINCIPAIS CUIDADOS COM TELHADO COLONIAL
Durante o projeto o profissional ou construtor já deve prever a colocação da calha, mas você deve está se questionando o motivo. Se você já ouviu o ditado “Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”, já imaginou o que pode acontecer com o solo após várias chuvas, outros motivos são:
- Respingo nas paredes (umidade)
- Danificação da pintura
- Erosão no piso
Outros pontos para ficar de olho:
- Limpeza 2 vezes por ano
- Evitar árvores de grande porte ao lado do telhado
- Conferir as telhas e calhas no período de chuvas
- Evitar sobrecarga (pessoas e antenas)
- Cuidado ao instalar placas solares e/ou aquecedores
TABELA FATOR DE CORREÇÃO
7 Modelos de telhados para inspirar!
No entanto, o preço do telhado colonial tem um variação para cada região, pois a categoria da madeira pode mudar, disposição do material na sua localidade, logística e mão de obra. Sobretudo, para ajudar na definição do projeto e ideias, selecionamos belos modelos:
Por fim, o material é um auxílio para ajudar na criação do telhado de clientes e definição de materiais. Em suma, o telhado colonial é uma excelente opção para todos as regiões do Brasil, porém vale a pena comparar com outros modelos, por exemplo, telhado embutido.
Sugestão de leitura Diferença entre reboco, emboço e chapisco.