O que é BIM? Muitos profissionais falam sobre o assunto, mas quais são as vantagens?
Afinal, você já se perguntou o que é BIM? Vamos tratar sobre assunto de forma fácil e sem tantos termos técnicos. Sendo assim, a sigla BIM (Builder Information Modeling ) de forma adaptada para o português significa Modelo da Informação da Construção. Entretanto, o BIM envolve tecnologias, processos e políticas, onde todo um ciclo da construção é afetado.
Além disso, vamos trazer para o campo prático que ficará mais compreensível a sua aplicabilidade dentro da construção civil. Imagine um prédio que será construído ao lado da sua casa, o proprietário quer ter o controle dos custos, prazos e manutenção de todo empreendimento.
A melhor forma de unir todos esses critérios é ter uma plataforma capaz de repassar essas informações as partes envolvidas (projetistas, engenheiros, proprietário e órgãos). Com os processos BIM, os projetos são elaborados em ferramentas colaborativas, ou seja, todos projetistas conseguem desenvolver o trabalho em conjunto.
Vale lembrar, que os programas que trabalham com a metodologia BIM comportam informações detalhadas, por exemplo, o custo de uma parede, fabricantes, quantitativos e outros dados. Porém, o profissional que elabora os projetos tem que introduzir as informações para o sistema funcionar. Uma vez, com os dados no sistema o projetista pode utilizar em qualquer parte do projeto, pois, na fase de elaboração das tabelas o sistema reuni os dados iguais.
Entre as vantagens do BIM podemos destacar:
- Organização dos dados .
- Possibilidade de trabalhar com várias fases do projeto. Sair do 2D ir até o 7 D, já falamos sobre o assunto em Significados dos D’s do BIM.
- Otimização de resultados.
- Gestão do empreendimento e transparência.
- Possibilidades de grandes reduções de custos, retrabalho e reparos.
Quantos programas temos com a tecnologia BIM?
Quando alguém perguntar o que é BIM, você terá capacidade de entender sobre o assunto discutido. Muitos profissionais confundem Revit com BIM, mas existe uma grande diferença entre eles. O Revit é um programa que possibilita trabalhar com BIM, já o BIM trata-se de processos que englobam várias fases de um projeto.
Atualmente, são mais de 200 programas que trabalham com Modelo da Informação da Construção, seja na parte arquitetônica, estrutural, infraestrutura, elétrica, mecânica e outras disciplinas. Dessa forma, trabalhar com dados e informações caracterizam a tecnologia, não apenas uma modelagem sem fins construtivos.
Outro ponto, que você precisa dominar são os papéis de cada ação na tecnologia, para isso fizemos em parceria com a ProcessoBIM um pequeno manual para orientação do tema, baixe gratuitamente aqui. Para ser um bom gestor você não precisa dominar todos os programas, mas saber agir com precisão e cautela. Aconselho, a escolher uma ferramenta e extrair o máximo dela, no Brasil o mais popular é o Revit.
Inicie sua jornada no Revit pensando em buscar uma disciplina de domínio, e seja faixa preta na sua escolha. Recomendo a leitura dos manuais disponibilizado pela ABDI e o curso de Revit Zero ao Avançado (Combo de 4 cursos).
Como dito, o artigo foi apenas um ponto inicial para sua transformação. Por fim, não pare por aqui nos estudos, faça o básico e evite o excesso de informações desconexas, mantenha uma linha de pensamento. Forte abraço!