O concreto armado surgiu no ano de 1849, tendo como primeira peça um barco produzido por Lambot. Logo, as técnicas eram aprimoradas conforme a prática profissional, sendo reformuladas ao longo do tempo pelo conhecimento científico. Visto que, o concreto armado é uma junção do concreto simples (cimento, areia, brita e água) e armaduras de aço. Ao decorrer do artigo você conhecerá os diferentes tipos de armaduras.
Entretanto, para contornar a baixa resistência à tração do concreto simples, coloca-se ao longo da peça estrutural as armaduras previstas em projeto. Entre os motivos do uso dos diferentes tipos de armaduras, a principal razão está no combate as deformações do concreto. O arranjo das armaduras podem ser classificados em três (3) tipos: armadura de resistência geral, armaduras complementares e armadura de resistência local.
Armadura de resistência geral
As armaduras de resistência geral são as mais conhecidas entre os profissionais, sendo obrigatórias por garantir a qualidade estrutural, comportamento previsto e funcionalidade total. Entre os tipos destaca-se a armadura longitudinal, para combater os esforços normais e os momentos fletores. Além disso, o outro tipo é a armadura transversal, usualmente utilizadas para combater as forças cortantes e torção.
Armaduras Complementares
Outro tipo são as armaduras complementares, como o próprio nome diz, elas fazem acréscimo as armaduras de resistência geral, porém podem ser desnecessárias em certos projetos. Na categoria das complementares, destaca-se a armadura de montagem, para melhorar na monatagem da peça estrutural e condições de ancoragem (porta-estribos). Existe a armadura para esforços de tração não previstos, sendo denominadas construtivas. Por fim, a redistribuição das fissurações provenientes pela armadura longitudinal são cargos da armadura de pele.
Armadura de resistência local
Diversos problemas estruturais podem está ligados a falta do emprego e detalhamento adequado das armaduras de resistência local. O emprego delas ajudam no bom desempenho das armaduras de resistência geral. Para exemplicar e reforçar os resumo, veja na prática a aplicação de alguns tipos de armaduras.
Por fim, recomendo a leitura do livro Tecnologia do Concreto Estrutural, autor Péricles Brasiliense Fusco. Leia sobre Como iniciar um projeto estrutural