Cálculo da quantidade de tijolos – PASSO A PASSO

Como realizar o cálculo da quantidade de tijolos?

Rotineiramente os profissionais da construção civil estão estimando a quantidade de diversos materiais, por exemplo, telhas, madeiramento, tijolos e outros. Entretanto, os cálculos devem seguir as recomendações do memorial descritivo para evitar o emprego errado dos materiais, visto que já foi acordado com o cliente. Além disso, o orçamento deve contar as quantidades exatas, para minimizar no custo final da obra. Por isso, o cálculo da quantidade de tijolos não pode ser algo por suposição ou intuição.



Hoje em dia o tijolo furado ou popular tijolos baiano, são os mais utilizados nas construções residenciais, sendo comercializado em diversas dimensões (4, 6, 8 e 9 furos). Entre as caractéristicas do material destaca-se a capacidade de isolamento térmico e as ranhuras nas faces para boa aderência da argamassa. Por outro lado, o tijolo baiano não possui função estrutural, apenas vedação interna e externa.

Metódo para estimar a quantidade por m²

       Fórmula para calcular tijolos

Para que não haja grandes desperdícios de materiais, muitos orçamentistas utilizam uma fórmula para estimar a quantidade de tijolos por m². Visto que são 4 variavéis (b1,b2, eh e ev), antes de aplicar na equação é aconselhavél  determinar cada icognita, sobrando apenas o “n” (quantidade de tijolos) para descobrir. Caso fique na dúvida sobre as espessuras da argamassa, lembre-se que para assentar os tijolos é preciso uma camada de argamassa para unir as peças.

                                Diferença entre EH e EV

Exemplo prático – PASSO A PASSO

Com o intuito de estimar a quantidade de tijolos por m², o projeto arquitetônico é indispensavél para determinar o número de peças. Só para ilustrar de forma didática, utilizaremos os seguintes dados:

                            Dados – Exemplo

Como dito anteriormente, o projeto arquitetônico ajudará a determinar o perímetro. Apenas relembrando, o perímetro é a soma de todos os lados da nossa figura.

                        Soma do perímetro

Em virtude das aberturas de portas e janelas, alguns profissionais adotam a TCPO (Tabela de Composições e Preços para Orçamentos) para padronizar o orçamento. Com o propósito de ajudar a estimar o volume de materiais, mão de obra, serviços e outros, a TCPO é um índice completo para guiar engenheiros, arquitetos e orçamentistas.  Dessa forma,  as aberturas ao longo do perímetro são levadas em consideração, onde a TCPO diz que:

” Desconta-se APENAS a área que exceder os 2 m²”, por exemplo, no trecho onde a abertura for maior que 2 m², o que ultrapassar é desconsiderado. A justificativa está relacionada ao trabalho que o pedreiro terá para realizar o esquadro e  arestamento do vão.

 

                   Consideração da TCPO



Continuando com o exemplo, o próximo passo é lançar os dados na fórmula. Para não ter erros, padronize as unidades, aconselha-se a utilizar metros.

                       N° de tijolos por m²

Com o tipo de tijolo escolhido, espessura da argamassa e o pé direito, são gastos 17 tijolos / m². Agora é fácil,  basta multiplicar a área de 50,4 m² pelo número de tijolos/m².

               N° de tijolos para área total

Neste caso, foram gastos 857 tijolos de 9 x 19 x 29 cm para uma área de 50,4 m². Infelizmente, algumas peças são quebradas durante a entrega e existem tijolos fora do padrão, sendo assim é recomendado utilizar uma margem de 10%  na compra. Portanto, o número de tijolos final equivale a 857 tijolos + 10%, totalizando em 943 tijolos.

 

Gostou do super macete ninja? Que tal fazer o nosso Quiz – Conhecimentos Gerais, agora?