Serviços BIM com maior procura em 2020
O mercado em 2020 tende a aquecer o setor da construção civil, principalmente os financiamentos imobiliários que estão sendo requisitado em todas as regiões do Brasil. Além disso, as empresas estão solicitando cada vez mais os profissionais para serviços BIM, especificamente na parte de planejamento e orçamento.
Diante disso, as empresas têm recrutado engenheiros e arquitetos compreendem os processos construtivos, algo que é fundamental para a modelagem. Embora a modelagem seja pré-requisito para as outras dimensões, o profissional deverá saber trabalhar com a extração de dados, documentação e compatibilização dos projetos.
Sem dúvidas, os serviços BIM estão sendo agregados ao mercado devido o decreto N° 9.983, de 22 de agosto de 2019, onde dispõe sobre a estretégia nacional de disseminação do BIM. Atualmente muitos profissionais oferecem o serviço de modelagem, mas nem todos estão conseguindo aplicar o BIM de maneira correta. Já que modelagem da informação da construção não se trata apenas do 3D, mas a geração de dados ao longo do projeto.
Uma vez que o objeto é modelado é possível adentrar com informações do fabricante, custo, mão de obra e dimensões exatas, nem toda modelagem está no seu máximo nível de detalhamento. Nota-se que o ano de 2020 as exigências serão para a aplicabilidade dos conceitos BIM, não ficando restrito apenas volumetria.
Os serviço BIM que entrarão em alta serão o 4D (planejamento) e 5D (orçamento), visto que se faz necessário conhecer as etapas construtivas. Por mais que o profissional saiba modelar de forma excepcional, os detalhes farão diferenças na hora de planejar e estimar os custos.
Dessa forma, os profissionais devem ter o conhecimento de todos os processos que envolvem o BIM, mas focar em desenvolver a carreira em determinado segmento. Assim consegue entregar um produto com qualidade e sem esforços, contribuindo com toda equipe envolvida.
Leia mais sobre “Os significados dos Ds do BIM” aqui.