Exitem diferenças entre a realidade virtual e aumentada?
De fato as tecnologias estão presentes em diversos ambientes e profissões, possibilitando uma maior compreensão do assunto e envolvimento dos indivíduos. Dessa forma, a realidade aumentada e realidade virtual são excelentes opções para as pessoas que buscam empregar na educação, consultório, escritório e lazer. Provavelmente, ambos os termos causam certa confusão na aplicabilidade e diferenças, pois, são caracterizadas como imersão em universo tridimensional e lúdico.
O que é realidade virtural?
No entanto, a realidade virtual (R.V) é uma interface inteligente e dinâmica, onde o usuário é imerso a um espaço isolado da realidade, ou seja, com a utilização dos equipamentos são despertados sensações (visuais, sonoras e táteis) em um ambiente virtual. Além disso, a visão é o ponto mais afetado, devido o afastamento das percepções do mundo físico. Basicamente o funcionamento consiste na colocação dos óculos de representação gráfica, sendo que o mesmo já deve está programado para transmitir informações desejadas. (adendo: em alguns casos o fone é acrescentado para uma melhor experiência).
Atualmente, o mercado oferece alguns tipos de headsets (popularmente conhecido como óculos para realidade virutal) são: para celulares, standalones e o conectado a um computador. Entretanto, o baixo custo do headsets para celular é uma boa opção para os usuários que buscam apenas assistir vídeos em R.V, porém se desejar uma performace de alto desempenho é recomendado o modelo para computador.
Afinal, quais são os estimulos que a realidade aumentada oferece?
Sobretudo, a realidade aumentada (R.A) tem despertado curiosidade dos usuários, sendo que o funcionamento é um misto dos elementos reais e virtuais ao mesmo tempo. Por outro lado, a utilização da tecnologia não priva o usuário do mundo real, todas as percepções são mantidas, mas a combinação de imagens e objetos enriquecem o ambiente. Sem dúvida, tal envolvimento do mundo real e virtual estimula no indíviduo maior atenção aos detalhes, noções sobre proporções e instiga uma análise mais concisa. Uma vez que o objeto é programado, por meio do aplicativo o usuário é capaz de projetar na tela do aparelho a imagem em diferentes dimensões e escalas.
Atualmente, o aplicativo mais utilizado na construção civil no Brasil para a realidade aumentada é o Augin, desenvolvido pela equipe da Pauluzzi Blocos Cerâmicos. O aplicativo é bem interativo é trás na sua interface um menu claro e objetivo, outro ponto positivo é que não possui custos para download, faça o teste com seus projetos ( consulte as especificações aqui).
Quais são as diferenças entre R.A e R.V?
Certamente, a primeira diferença está na forma de visualização, onde a R.A é vista simultaneamente no mundo físico e virtual, já a R.V é totalmente submerso no mundo virtual. Outro ponto, ambas tecnologias utilizam aparelhos tecnológicos, sendo que a R.A demanda apenas de um telefone móvel. Ainda mais, a aplicabilidade da R.A extende para vários segmentos (educação, construção civil e outros) sendo mais fácil o acesso a tecnologia. Por fim, o menor custo de produção do material é um atrativo, sendo que a R.A é projetada por meio de uma superfíce.
Saiba mais sobre os significados dos “Ds” do BIM aqui. Boa leitura!