Qual o melhor programa para AUXILIAR no projeto estrutural?
Calma, a resposta é DEPENDE. Antes de qualquer coisa, dependerá das suas necessidades e prioridades, por exemplo, um software que faça o detalhamento rápido. Diante das ofertas do mercado, hoje temos inúmeros programas capazes de realizar as análises e dimensionamentos. Por outro lado, escolher o melhor programa para cálculo estrutural parece tarefa difícil, mas fique tranquilo que separamos 15 programas para te auxiliar na escolha.
1. Revit Structure
Contudo, este software é capaz de criar armaduras detalhadas em um ambiente BIM, no qual, você poderá conectar com o fluxo de projeto. Além disso, a documentação pode ser criada de forma mais precisa e consistente. Como resultado a análise estrutural é feita por meio do modelo analítico, os resultados podem ser exportados juntamente com projeto para o programa de dimensionamento.
Caso tenha interesse no programa, você pode fazer o download aqui , lembrando que o revit structure realiza APENAS análise e a versão estudantil tem validade de 3 anos.
2. Tekla Structures
De certo, o Tekla Structures possibilita criar estruturas complexas, o gerenciamento pode ser realizado por meio de modelos 3D e trabalho colaborativo. Os processos BIM são aplicados em uma colaboração com o fluxo de trabalho, contudo apresenta 30 ambientes localizados. Vale ressaltar, que o software Tekla permite trabalhar com diferentes materiais (concreto armado, pré-moldado, aço, madeira e outros).
Infelizmente não encontramos no site aqui uma versão teste ou estudantil, caso conheça nos avise.
3. SAP2000
Há mais de 30 anos no mercado, o o programa para cálculo estrutural SAP 2000 possui uma interface intuitiva e sofisticada permitindo análises (Método dos Elementos Finitos) e tarefas, por exemplo, geração automática da carga de vento, ondas, esforços em pontes e outros. Dessa forma, o programa é flexível possibilitando a concepção de estruturas simples até sistemas complexos espaciais.
Não encontramos uma versão estudantil ou trial, mas a empresa fornecedora disponibiliza a versão demo aqui e demonstração ao vivo.
4. TQS
O software TQS é capaz de projetar edificações em concreto armado e protendido, a ferramenta realiza análises de pórticos, grelhas, o dimensionamento de vigas, pilares, lajes, escadas e fundações. O TQS é um dos programas mais utilizados em escritórios de engenharia e arquitetura, devido aos recursos integradores. Em suma, os critérios adotados já estão em conformidade com a NBR 6118/2014, o detalhamento das armaduras são fáceis de interpretar.
A empresa disponibiliza uma versão gratuita aqui
5. CYPECAD
A possibilidade de criar projetos estruturais (concreto armado, pré-moldado, protendido e misto de concreto e aço) com a ferramenta de varredura por meio da leitura do arquivo DWG. Além disso, a versatilidade em se trabalhar com lajes rebaixadas com diferentes níveis em um mesmo pavimento. Grandes escritórios adotaram o CYPECAD, por causa da sua transparência com os resultados e os alertas gerados em situações de inconformidade.
Não identificamos uma versão trial, mas estão oferecendo uma demonstração ao vivo aqui.
6. MSCalc
O diferencial está nas múltiplas plataformas que você pode utilizar, a portabilidade agrega sistemas Windows, Mac, Android e iOS. A marca registrada do MsCalc é a organização nos relatórios gerados ao dimensionar e a facilidade de interpretar os valores. Os dados podem ser compartilhados na nuvem e com outros aparelhos, os critérios estão conforme a NBR 6118/2014.
Você pode baixar a versão no celular e começar a estudar. Particularmente, indico você testar o programa no seu celular para familiarizar com projetos estruturais download aqui.
7. Eberick
Um dos melhores programas para projetar estruturas (concreto armado moldado in-loco, pré-moldado, alvenaria estrutural e estruturas mistas), a rapidez e a facilidade de utilizar a ferramenta são pontos fortes. O detalhamento é um diferencial, por exemplo, gera a planta de forma respeitando a geometria da estrutura. A importação do arquivo IFC disponibilizada, favorece trabalhar com outras disciplinas e realizar uma compatibilização dos projetos precisa.
Para testar gratuitamente o eberick aqui, já conhece o curso Eberick Essencial
8. Strap
Em síntese, está poderosa ferramenta que trabalha por meio de elementos finitos, capaz de analisar estruturas simples e complexas. Alguns escritórios que trabalham com estrutura metálica e concreto armado utilizam a ferramenta para padronizar os modelos gráficos e relatórios. Possui a versão trial para os estudantes e profissionais que desejam testar o software.
As informações do software estão aqui.
9. Ftool
Certamente seja o primeiro programa para cálculo estrutural que os estudantes têm contato, mas vale lembrar que ele não realiza o dimensionamento. Ademais, a análise é feita em estruturas bidimensionais, a nova versão da ferramenta garante as combinações de ações. Versões anteriores a 4.0 são gratuitas, mas possui algumas limitações no sistema de análise.
Caso tenha interesse em fazer o download aqui.
10. Robot
Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre o Robot, desenvolvido pela Autodesk para realizar o cálculo estrutural, já que o revit strcuture realiza apenas a análise da estrutura. Infelizmente, o software exige que você altere os parâmetros para a norma brasileira. Fica de reflexão para a Autodesk disponibilizar uma versão conforme a NBR 6118/2014, já que o revit é o programa mais utilizado no Brasil que trabalha com os processos BIM.
Faça o teste da versão gratuita aqui.
11. Tricalc
O Tricalc é utilizado em projeto de concreto armado e estruturas metálicas, possibilitando um ambiente interativo. Realiza o pré-dimensionamento automaticamente, relatório transparente e memorial de cálculo (demonstra o método utilizado). Além disso, realiza cálculo sísmico, fundações, lajes e outros, fica a observação sobre a variedade de materiais e combinações possíveis de se trabalhar.
A versão trial pode ser adquirida aqui.
12. MultCalc V10
Atuando dentro dos parâmetros da NBR 6118/2014, o programa para cálculo estrutural MultCalc V10 realiza análise de pórticos e estruturas complexas, dimensiona lajes, pilares, vigas e fundações. Possibilita visualizar desenhos e relatórios por meio de sistemas Android e iOS. A compatibilização de projeto pode ser executada por meio do arquivo IFC, facilitando o desenvolvimento de outras disciplinas.
Logo a versão educacional é disponibilizada aqui.
13. Visual Metal
Este software é especifico para análise de estruturas metálicas, mas o dimensionamento é restrito para o ELU (Estado Limite Último). Cabe ao projetista utilizar um sistema de análise bidimensional, para gerar os esforços atuantes e depois exporta-los para o Visual Metal (sugestão o ftool). Vale ressaltar, que os resultados são baseados na NBR8800/86, portanto, fique atendo a atualização da norma NBR8800/08.
Para realizar o download um cadastro deve ser feito aqui
14. MDSolids
O software é utilizado na disciplina de resistência dos materiais, onde o aluno pode realizar análise em treliças, vigas, pilares e outros. Além disso, por se tratar de um programa educacional vale a pena conhecer a ferramenta, você poderá adquirir gratuitamente.
A última versão pode ser adquirida aqui
15. CSI ETABS
Capaz de analisar estruturas complexas, interface dinâmica e facilidade em modelar diferentes geometrias. Neste software você conseguirá desenvolver projetos em estrutura metálica e concreto, podendo realizar o trabalho misto. Outro fator importante é a capacidade em modelar e renderizar, tornando o serviço mais real.
A licença acadêmica pode ser obtida aqui.
Portanto, você acabou de conhecer alguns dos programas para cálculo estrutural, lembrando que a responsabilidade dos resultados é totalmente do responsável técnico. Cabe analisar as particularidades em cada site, definir seus objetivos, saber da oferta de cursos e atualizações, buscar conversar com colegas e outros profissionais sobre o software. Cada profissional possui um método de trabalho e um ritmo de aprendizagem.
Gostou da matéria? Leia sobre os 20 termos mais utilizados no BIM aqui
FORTE ABRAÇO
Gostei muito das análises e explicações sobre os diferentes sistemas.
Olá Pedro, como vai?
Você tem alguma experiência com o SCIA Engineer ou IDEA StatiCa?
Atenciosamente,
Kati