(R)Evolução está acontecendo no setor da construção civil
No contexto atual a construção civil tem acompanhado o avanço da tecnologia, as ferramentas estão presentes em escritórios e canteiros de obras. Além disso, o uso correto atrás benefícios de desempenho, qualidade do serviço, economia e tempo, fatores indispensáveis hoje. Vale destacar que os processos BIM tem sido a aposta de vários profissionais devido à transparência e otimização.
Antes de tudo, o termo BIM (Building Information Model) ou simplesmente Modelo da Informação da Construção trata-se de processos. Em seguida, tais processos estão relacionados à geração de dados que possibilitarão no gerenciamento, orçamento, visualização antecipada do projeto e manutenção. Não cometa a gafe de dizer que BIM é um programa, pois você já sabe diferencia-lo.
Em suma, o mercado oferece mais de 200 programas que trabalham com os processos BIM, seja na parte de arquitetura, estruturas, instalações prediais e outros. Por conseguinte, muitos profissionais acabam confundindo a aplicabilidade do BIM, por exemplo, no esboço de projetos 3D sem a geração de dados. Por outro lado, uma boa modelagem facilita na elaboração do quantitativo, tabelas e documentação ganhando tempo na elaboração do projeto.
A princípio escolher qual programa trabalhar não é tarefa fácil devido à infinidade ofertada. Antes de instalar qualquer software busque conhecer suas aplicações, profissionais e materiais para estudo. Logo, unir os conhecimentos (BIM + PROGRAMA) é algo extremamente importante para uma correta aplicação.
Inegavelmente, países como Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha, Suíça, Países Escandinavos, Índia e outros já estão desenvolvendo projetos em BIM. No entanto, o uso obrigatório já é realidade na Franca desde 2017, trazendo benefícios na gestão e qualidade das obras.
Quais empresas empregam o BIM no Brasil?
Em princípio, o BIM tem sido fonte de estudo de vários profissionais no Brasil. Porém a tecnologia nos últimos 10 anos ganhou maior visibilidade devido à falta de inovação dos processos CAD. Entretanto, empresas como SINCO Engenharia, Simon Engenharia, CCDI, MRV e outras já estão desenvolvendo e aperfeiçoando seus projetos com a ferramenta.
No momento, o Brasil passa por um período de amadurecimento para que em um futuro breve seja implementado de forma efetiva. Dessa forma, o Governo em 2018 decretou a Estratégia Nacional de Disseminação BIM (nº 9.377 ∕ 18) e complementando com o documento Construção Inteligente que estabelece parâmetros e contratações públicas, iniciando em 2021 a primeira fase.
Certamente, a proposta é aumentar a qualidade das obras, evitar fraudes, documentação coerente com a execução e diminuição de gastos. Dessa maneira, a mudança já está acontecendo aos poucos e a resistência do mercado tem diminuído drasticamente. Como resultado, os profissionais estão abertos a conhecerem os benefícios ofertados e desmistificando a complexidade do BIM.
Por certo, o aprendizado vem com o tempo e a experiência, assim cada nível de maturidade BIM é conquistado. Portanto, iniciar os estudos hoje te tornará um profissional mais capacitado e preparado para as oportunidades que surgirão no futuro. Caso tenha interesse, temos excelentes cursos para iniciar no seu processo de formação (aqui).
Quantas vagas de estágio e/ ou emprego você se deparou que solicitava conhecimentos no assunto? Inicie sua jornada lendo artigos, assistindo vídeos, conheça o trabalho da Câmara Brasileira de BIM e estabeleça uma network. Em contraste, tome cuidado para não sobrecarregar seus estudos e ficar estagnado, a palavra-chave é organização.
Evidencia-se, portanto, que os processos BIM têm grande potencial de aquecer o setor da construção civil e contribuir para obras mais eficazes. No entanto, o ano de 2019 é considerado um período excelente para investir em capacitação e reciclagem dos conhecimentos.
Deixe uma resposta